Boca - Verão aumenta
incidência de herpes
Os raios solares em excesso fragilizam o sistema imunológico, abrindo caminho para o vírus da herpes se manifestar. Saiba como evitar esse desagradável problema.
Estima-se que 80% das pessoas estejam contaminadas pelo vírus Herpes simplex, mas só em 20% dos casos ele se manifesta depois de situações de estresse, que baixam a resistência imunológica. O sol em excesso e sem proteção também favorece a manifestação do vírus.
Feridas doloridas
Isso porque a epiderme fica fragilizada e os raios solares atuam mais facilmente sobre as células responsáveis pela imunidade, diminuindo as defesas do corpo. O vírus da herpes se aproveita desse momento para se manifestar na forma de feridas que se alastram pela boca, provocando dor e coceira.
Cuidado redobrado
O vírus permanece instalado nas células superficiais dos lábios, só esperando condições propícias. Então, quando entra em ação, faz surgir bolhas, transformadas rapidamente em feridas. Por isso, vale a pena redobrar os cuidados no verão.
Como manter o vírus adormecido
· Evite o sol forte e sempre que for à praia ou à piscina use protetor labial e chapéu
· Tome bastante líquido para hidratar a pele e a mucosa da boca
· Ingira vitamina C, nutriente que reforça as defesas do organismo
· Leve uma vida saudável, alimentando-se bem e privilegiando frutas e verduras
· Pratique exercícios regularmente
· Durma o suficiente para descansar e aliviar o estresse
Você aumenta a chance de contrair o vírus da herpes se:
· Usar copos de bares e restaurantes que não estejam perfeitamente limpos. O vírus passa ileso por uma lavagem de louça malfeita.
· Usar batons de outras pessoas
· Beijar quem apresenta a feridinha na boca. A restrição vale também para o sexo oral, pois o mesmo vírus pode contaminar as mucosas dos órgãos genitais.