A mulher e a menopausa
Nada mais do que um acontecimento natural da vida da mulher, a menopausa é o nome dado ao último ciclo menstrual. Ela acontece durante o climatério, fase que indica a passagem do período fértil para o não reprodutivo. Por trazer manifestações incômodas, como ondas de calor e irritação, é importante saber mais a respeito: isso fará que você viva este momento com mais conforto e bem estar!
Tudo começa com a queda dos níveis de estrogênio, o principal hormônio feminino. Produzido pelos ovários a partir da adolescência, período em que é um dos principais responsáveis pelas transformações físicas das meninas, ele controla os ciclos menstruais e colabora com a retenção de cálcio no corpo, fundamental para a saúde de ossos.
Quando sua produção começa a diminuir, os ciclos vão escasseando até a chegada da amenorréia definitiva, outro nome dado à menopausa. Embora não exista data certa para isso acontecer, o mais comum é que ela apareça entre os 45 e 55 anos de idade.
Ondas de calor, irritação, diminuição da libido. A deficiência de estrogênio, que caracteriza o climatério, costuma provocar algumas manifestações incômodas. É claro que os sintomas variam de mulher para mulher – algumas felizardas, entretanto, podem não sentir nada! – mas os mais comuns são: ondas de calor, cefaléia, depressão, diminuição da libido, fadiga irritação, palpitações, sudorese noturna e vertigens.
É por todas essas razões que os especialistas recomendam tratamento médico contra os sintomas do climatério. Afinal mesmo se tratando de um estágio natural do universo feminino, ele pode atrapalhar a qualidade de vida das mulheres.
Um outro dado importante, é que a falta do hormônio também contribui para o aparecimento da temida osteoporose, já que ele atua na absorção do cálcio. Deu para perceber como é importante cuidar-se durante o período.
A menopausa e a pele.
Até sua pele pode sofrer com os efeitos do climatério: o estrogênio também atua em sua textura e sua falta pode deixá-la opaca, sem vida, e rapidamente flácida.
Uma alternativa muito valiosa é o peeling Plancton Dmae, que estimula a renovação celular, combatendo a flacidez e ainda confere maciez e viço, e aparelhos como, por exemplo, a Radiofreqüência.
Nesta fase vale investir em tratamentos de hidratação profunda e de revitalização a fim de melhorar a qualidade e luminosidade da pele, obtido com o uso de aparelhos como a Microcorrentes e Eletroporação associados a Vacina Anti Age e Enzimo Beauty System e Máscaras revitalizantes que formam uma ótima opção para peles secas e sem viço.